fbpx

Sol Mais Energy

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Nosso Blog

Conheça os tipos de sistemas de energia solar

O sistema fotovoltaico gera energia elétrica por meio de painéis solares instalados em residências, comércios, indústrias ou por meio da criação de usinas solares. As células fotovoltaicas dos painéis solares convertem a radiação solar em energia de corrente contínua, que pode ser produzida até em dias nublados. Existem três formas mais utilizadas para o funcionamento de um sistema fotovoltaico: on-grid, off-grid e híbrido.

Existe diferença entre eles e a escolha deve ser feita levando em consideração a quantidade de energia utilizada na residência ou comércio.

Sistema On-Grind – Ele é conectado à rede elétrica de distribuição de energia. Nesta forma de instalação, o valor da conta de energia é reduzido, pois a energia excedente é alocada na rede pública e se converte em créditos compensados no valor da conta. A corrente gerada, que então é contínua, é convertida para o padrão da rede elétrica e dos aparelhos. Esse é o papel do inversor solar, indispensável para que a energia esteja em corrente alternada.

Sistema Off-Grind – Ele não é conectado à rede elétrica de distribuição e o armazenamento da energia solar é alocado em baterias. A energia armazenada nas baterias é distribuída de forma direta para os equipamentos domésticos e eletrônicos. Este modo é muito utilizado em locas que não são atendidos pela rede de energia, como áreas rurais.

Sistema Híbrido – Esse tem sua operação de modo simultâneo, entre on-grind e off-grind, fazendo com que ocorra o trabalho conectado à rede enquanto o banco de baterias está carregando, e vice-versa. É importante entender que são equipamentos específicos que funcionam assim, e não é possível usar os componentes On Grid ou Off Grid para essa finalidade.

Você tem dúvidas de qual o melhor sistema fotovoltaico para você? Entra em contato com um dos nossos agentes e tire todas as suas dúvidas, e ache a melhor solução para seu investimento.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
VER MAIS

Posts Relacionados